(Ghost Producer) A importância da profissão que poucos conhecem.
- Slek
- 26 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
Desde o inicio da existência da arte os colaboradores aparecem para torna-la ainda mais brilhante.

Todos sabemos o quanto o sucesso de alguns acaba incomodando outros que não conseguem alcançar um reconhecimento memorável e na musica isso é mais comum do que você imagina.
Para que uma pessoa seja considerada boa em determinada função estima-se que seja necessário dedicação de pelo menos 10 mil horas nessa atividade.
Na era digital em que vivemos, muitos artistas acabam usando de artimanhas para queimar etapas e obter o sucesso de forma quase que instantânea e acabam sendo muito criticados por isso.
Vejamos algumas dessas artimanhas:
Compra de likes em suas paginas
Compra de visualizações em suas plataformas musicais
Compra de downloads em plataformas de vendas para assim terem seus nomes sempre no topo de alguns rakings.
Pelo fato de algumas pessoas serem desonestas com o seu próprio público faz com que varias pessoas critiquem também o uso de Ghost Producer e esquecem que em toda a história da música artistas e colaboradores sempre trabalharam em parcerias.
Se pesquisarem a cerca de estrelas do Pop ou artistas renomados e se aprofundar no assunto, irá descobrir que em algum momento, ou quase sempre, tiveram grandes nomes por trás de suas produções ou ate mesmo em suas composições.
Cada profissional tem alguma técnica ou estilo de pensamento diferentes para cada trabalho e isso não será ensinado em cursos ou escolas, você somente aprenderá somando todas as experiências emocionais que vier a ter.
Quando o artista iniciante consegue enxergar além do caráter "ofensivo" do Ghost Producer e passa a entender que o trabalho do mesmo é a soma de experiencias entre dois artistas diferentes é sinal de que ele evoluiu para o próximo nível, onde o teto não é mais o limite.
O Ghost é seu amigo e não seu inimigo!
"Ghost Producer ou escritores fantasmas ("Produtores fantasmas" como são chamados em português). São produtores não revelados que criam e gravam músicas ou sons para seus clientes Artistas"

Quando os músicos não conseguem acompanhar a demanda para novas criações é necessário que empreguem escritores secundários ou produtores para criarem e gravarem músicas para eles.
O produtor fantasmas tem o condão de executar suas próprias ideias ou trabalhar dando vida a criações do artista que o contratou. O artista paga pelo serviço prestado pelo produtor fantasma e a música é creditada a ambos ou torna-se propriedade do contratante conforme contrato firmado entre todas as partes envolvidas.
Alguns contratos são feitos a portas fechadas e os fãs o desconhecem. Diferentemente do que ocorre em composições tradicionais, em que o produtor leva credito pelo trabalho na obra, o Ghost Producer ficará no anonimato (se essa for a vontade do artista).
O conceito de escrita fantasma tem girado em torno de autores de livros. No entanto, isso também ocorre na música e pode ser notado há tempos, tendo registros desde 1700. É sabido que Wolfgang Amadeus Mozart, um nome familiar na música clássica, era na verdade um produtor fantasma.
Mozart, era inegavelmente um talento excepcional e facilmente poderia estabelecer-se no mundo da música através de suas obras, mas ele também compunha para outros e sem levar os devidos créditos pelo feito.
Sempre questiono determinado ponto com alguns amigos e gostaria de transforma-lo em uma pergunta:
Você deixaria de assistir um show de um determinado artista se soubesse que ele não compôs a própria música ou não tivesse produzido o trabalho?
Aguardo a resposta de todos.
Obrigado e até a próxima!
Comments